terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lasanha de Soja

Olá, peço desculpa pela minha ausência na semana passada, mas simplesmente não houve o tempo para passar por aqui, embora tenha realizado alguns desafios que irei partilhar convosco ao logo desta semana, prometo :)
Bem para todos aqueles que são apreciadores do vegetariano ou estão a tentar mudar a sua alimentação para o vegetarianismo e adoram comida italiana esta é provavelmente uma boa receita para não desistirem do bom caminho ! Sim porque a comida vegetariana tem as suas manhas e conheço muitas pessoas que por uma refeição mal preparada começaram a querer  a comida vegetariana bem longe, por isso espero sinceramente que vos agrade o paladar !


Ingredientes:


Recheio
1 pacote peq. de polpa de tomate
2 colheres de sopa de massa de pimentão
1 copo grande vinho branco
1/2 pacote de natas vegetais
1 lata média de cogumelos laminados
1 cebola grande picada
3 alhos médios picados
1 folha de louro
1 cenoura grande ralada
1/2 pimento verde picado
1/2 couve branca laminda
Soja miúda q.b
Azeite q.b
Pimenta q.b
Alho em pó q.b
Noz-moscada q.b
Sal q.b

Molho de Tomate
1 cebola picada
2 alhos picados
Azeite q.b
2 tomates grande maduros 
1/2 copo de água
2 pacotes peq. de polpa de tomate
Pimenta q.b
Alho em pó q.b
Noz-moscada q.b
Orégãos q.b
Sal q.b

Molho Branco

1L de Leite meio gordo
3 colheres de sopa de farinha (bem cheias)
Noz-moscada q.b
Pimenta q.b
Sal q.b

Vamos lá ...

Primeiro começamos pelo Recheio, pomos a cebola o alho a folha de louro e o azeite num tacho alto deixamos refogar um pouco até a cebola alourar, em seguida juntamos os cogumelos e deixamos ficar até ganharem alguma cor. Depois junte a cenoura, a couve e o pimento, tape com uma tampa e deixe em lume brando até a couve e o pimento ficarem suaves, enquanto espera que isso aconteça demolhe a soja miúda em água de forma a que esta a tape por complete, quando a soja tiver absorvido toda a agua aperte e escorra-a bem, depois é só juntar ao refogado anterior com o vinho, novamente tape, e espere que o vinho vá desaparecendo. Quando o vinho se tiver evaporado junta a polpa de tomate as natas e os condimentos em quantidades ao seu gosto, tape com a tampa, tire do lume e reserve.
Para o Molho de Tomate, ponha a cebola os alhos e o azeite num tachinho e deixe refogar até a cebola alourar, junte então os tomates cortados aos cubos e deixe refogar até estes amolecerem, quando isso acontecer, baixe o lume e passe o preparado com uma varinha mágica até ficar um creme mais  laranja do que vermelho, em seguida junte a água, a polpa de tomate e os condimentos (eu carrego bastante nos orégãos e fica muito bom), deixe levantar fervura e retire do lume.
Por último temos o Molho Branco, num tacho (anti-aderente de preferência se tiver) coloque o leite e deixe este aquecer, junte a farinha (e aqui tem de dar muita atenção a este menino) com uma colher de varas, mexa sempre até engrossar (se necessário podem juntar um pouco mais de farinha), junte os condimentos mexendo bem e retire do lume.

Agora vamos a parte em que faz desta receita um prazer em camadas :)
A Montagem, numa terrina de ir ao forno distribua as folhas da lasanha de forma a ocuparem todo o espaço, por cima deitem uma boa dose de recheio e cubra com o molho de tomate e o molho branco, coloque novamente folhas de lasanha por cima e repita este processo até onde conseguir, no topo termine pondo outra camada de folhas e cubra com o molho de tomate e molho branco.
Leve ao forno pré-aquecido a 170º com ventoinha por cima e por baixa (se não tiver esta opção no seu não tem problema) por volta de 40min. ou até espetar com um grafo e sentir que as folhas da lasanha estão moles, cozidas.

Aprecie e divirta-se  :D


Bom Desafio e Bom Apetite <3


2 comentários:

  1. Olá Lia!
    Eu adoro lasanhas vegetarianas, muito bom!
    Um beijinho e obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ginja :)
      Para mim já não existe outro tipo de lasanha até eheh
      Obrigada eu !

      Beijinhos

      Eliminar