sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Refogado de Glúten

Aqui está,
Uma receita simples, com uma base que lhe servirá para diversos cozinhados, basta inovar e adaptar :)
Nesta receita eu uso Glúten que faço em casa, mas para quem não tem pode usar diversas opções como substituto, podem manter  receita vegetariana [usando seitan, tofu, carnita -isto são algumas coisas que já se vendem na Loja Celeiro e no Continente] ou usar alguma carne à vossa descrição, de qualquer das formas a base é que irá dar sabor.

Para começar precisamos:

- 2 cebolas grandes
- 3 dentes de alho médios
- 2 folhas de louro
- 1/2 pimento vermelho
- 1 lata de cogumelos [das normais]
- 2 colheres de sopa de massa de pimentão
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de noz-moscada 
- 1 pitada de mistura de pimentas [se não tiver pimenta preta serve]
- Polpa de tomate q.b.
- 1 copo de água [por volta dos 40ml]
- Azeite q.b.
- Bifes de glúten [ou outra coisa à vossa descrição]


Preparação:


Comece por cortar as cebolas às rodelas para uma frigideira funda, em seguida pique os alhos e coloque-os  junto com a cebola, junto as folhas de louro e o azeite [o suficiente para refogar] e deixe refogar em lume brando.

Em seguida quando a cebola estiver alourada e a ficar mole, corte o pimento em tiras e junte ao refogado, sempre em lume brando, deixe refogar um pouco e junte os cogumelos.
Depois de refogar por uns 5min junte os bifes de glúten, tape a frigideira com uma tampa se possível e deixe estar em lume brando por mais 15min, em seguida junte a massa de pimentão,a polpa de tomate, o sal, a noz-moscada, a pimenta e o copo de água, envolva tudo muito bem, prove e se necessário rectifique os tempero ao seu gosto, deixe borbulhar um pouco e apague o lume, tape com uma tampa se não for servir logo.



Dica: Para quem gostar meio pacote de natas junto no final tornará este refogado num molho cremoso delicioso :)


Geralmente acompanha-se este refogado com massa, arroz, puré, mas se quiser algo diferente e rápido aconselho a colocar um bife dentro de uma baguete rústica com a cebolada e um pouco de mostarda picante, muito bom !

Bom Desafio e Bom Apetite ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário