quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Brownies (:

Olá a todos (:

Espero que as férias tenham sido solarengas e inpiradoras! Para mim foram, 3 semanas a explorar o Algarve e a reviver lembranças de muitos anos, foi óptimo ter conseguido esta estadia por lá, se há algo que gosto do verão é que tanto a comida como as pessoas ficam intensamente mais simples. Existe calma, paciência, não interessa se o almoço é às 13h ou às 15h, tudo se completa, todos estão em sintonia (:
Visto que fui acampar, algo que eu adoro, não tive oportunidade de fazer um bolo durante 3 semanas, algo que não me chateou muito enquanto estive naquele "paraíso", mas mal pus os pés em casa senti um subita vontade de ligar o forno, pegar em taças, ovos, farinha, espatulas, formas, senti-me no meu mundo novamente, e foi fantástico!

Ingredientes:
3 ovos
1 caneca de açucar
3 colheres de manteiga
1 colher de fermento
1 caneca de farinha 
meia caneca de maizena
óleo q.b (por volta de meia caneca)
1 caneca de cacau

*Comece por seperar as gemas das claras, bata as claras em castelo e reserve no frigorífico.
Numa taça grande junte as  gemas, o açucar e a manteiga, bata bem até ficar uma massa leve com uma cor muito mais aclareada.
Em seguida junte a farinha peneirada e envolva, a maizena peneirada e envolva, junte o óleo aos poucos e depois junte o cacau e o fermente peneiradosenvolva tudo de forma a que a massa fique cremosa e sem grumos.
Por fim junte as claras batidas em castelo e quando o fizer tente não bater com muita força para não retirar o ar do bolo, a maneira como eu faço e simples retiro um pedaço das claras e envolvo bem, com força de forma a que a massa fique mais solta, depois é só ir juntando o resto e ter paciência e calma (:

Ligue o forno a 180º, unte uma forma rectangular com manteiga e peneire com farinha, disponha a massa na forma e leve ao forno por 20/ 25 minutos, vá espetando o pálito, não deixe ficar muito mais tempo.

 Bom Apetite ! 
Desafio Receita (:


2 comentários:

  1. Olha Lia este Brownies...até faz crescer água na boca...depois do pratinho da massa, esta era o arrematar da refeição!!! Com um cafezinho aiai que delicia!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi com uma cevadinha à volta de uma mesa com amigos que ele desapareceu (:

      Beijinhos

      Eliminar