quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Bolo de Aniversário

Bem, com a correria das encomendas de salgadinhos e de Bolinhos especialmente este mês que parece que faz muita gente anos, o tempo por aqui têm-se limitado um pouco, o que é bom e mau ao mesmo tempo, bom porque haja trabalho e mau porque eu adoro o Blog não lhe conseguir dedicar tanto tempo como no início é frustrante no mínimo!
Ainda assim há tempinho para postar algumas coisas que realmente valem a pena perder um tempinho, nem que seja como hoje, estafada, de banho tomado e enrolada nos cobertores da cama bem aconchegada :)

Ingredientes

Massa:
200g de farinha branca de neve
200g de açucar
6ovos
Pepitas de chocolate ( a gosto)
1 vagem de baunilha
1 colher de sopa de fermento
1/2 copo de óleo
1/2 copo de leite

Recheio:
Doce de Ovos ( comprei no Atelier Artes & Doces, uma maravilha!)
Raspas de chocolate negro ( opcional)

Cobertura:
2 pacotes de natas de pasteleiro (já vem açucaradas e batem em 2 min, mas podem usar normais e juntar açucar)
Amêndoa crocante

*Para o bolinho, comece por untar duas formas redondas com a mesma dimensão, e forre o fundo com um circulo de papel vegeteal. Divida as gemas e as claras, bata as claras em castelo e reserve, em seguida corte a vagem de baunilha meio e com uma faca raspe o seu interior e e junte à taça com as gemas, junte também o açucar e bata bem até obter um creme suave e claro. Com uma batedeira (eu uso por ser mais fácil), vá peneirando a farinha para a taça das gemas alternando com o leite o óleo de forma a que a mistura fique sempre cremosa e sem grumos.
Depois é só juntar as pepitas e misturar bem, e por fim junte o fermento e as claras envolvendo delicadamente.
Leve ao forno a 180º por 20 a 30 min, teste com o palito, assim que sair seco retire o bolo para que ele não fique seco por dentro.
Desenforme e deixe os bolos arrefecer, entretanto faça a cobertura apenas tem de bates as natas, mal os bolos arrefeçam alise-os de forma a ficarem sem altos, para isto aconselho uma faca de serrilha do pão.
coloque um dos  bolos na base com o a parte não cortada para baixo, cubra o bolo com o doce de ovos e as raspas, sobreponha o outro bolo com a face cortada para baixo, cubra o bolo todo com natas, alisando bem e com um saco de pasteleiro com um bico a gosto ( eu usei o estrela, e foi só fazer carreirinhos de cima a baixo) fazer enfeites pelo bolo.
Decore em volta com amêndoa crocante.




Detalhe do Enfeite


Bom Apetite e Bom Desafio :)

4 comentários:

  1. Fico sempre maravilhada com estes bolos... é que eu e o saco de pasteleiro não nos damos nada bem! Ficou lindo, Lia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou muito bonito, uma maravilha!
    Bom fim de semana
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2014/01/tronco-de-ano-novo-trunk-of-new-year.html
    https://www.facebook.com/Tertuliadasusy

    ResponderEliminar