quinta-feira, 18 de julho de 2013

Um Bolo e 70 anos de História

Olá! E mais uma vez venho aqui para partilhar mais uma reliquia desta semana (:
Hoje pediram-me para fazer um bolo de anos, de uma filha para um pai que completa os seus 70 anos!
Tive todo o gosto em fazer este bolo e saber que tive uma quota parte na alegria deste sopro de velas, deixo-vos aqui a receita do bolinho que fez parte de mais um corajoso ano na vida deste senhor (:

Antes de mais tenho a dizer que a receita da massa do bolo retirei do Blog Petiscos e Miminhos e apenas modifiquei umas coisas, em vez de vagem de baunilha usei um pacotinho de açúcar baunilhado e usei chocolate em pó, mas também era negro.


Ingredientes Bolo:
150gr de manteiga
200gr de chocolate negro
400gr de açúcar
1 pacote de açúcar baunilhado
5 ovos
350gr de farinha
1 colher de chá de fermento

Recheio:
- 3 dl de leite
- 60g de açucar
- 30g de farinha
- 1 ovo
- 3gemas
- 1 pacote de açúcar baunilhado
- Missangas de chocolate

Cobertura:
3 Pacotes de natas
5 folhas de gelatina neutra
Missangas de chocolate

* Comece pelo bolo, derreta o chocolate com a manteiga, numa taça misture o açúcar normal com o baunilhado e verta o chocolate derretido por cima, mexa bem com uma coher de varas. Em seguida junte os ovos um a um até estar completamente envolvido, envolva a farinha e o fermento peneirados.
Forre um tabuleiro com óleo e papel vegetal e disponha a mistura de forma igual sobre a forma, leve ao forno por 30min a 180º.
Bem para as natas eu tive de usar a gelatina porque elas não estavam a solidificar, mas mesmo para prevenir pode usar uma ou duas de imediato, bata as natas, ponha as folhas de gelatina numa taça submersas em água, quando estiver molinhas leve ao microondas uns segundos apenas para derreter e misture nas natas, leve ao frigorifico por meia hora ou mais se necessário.
Para o recheio decido fazer um creme pasteleiro, ponha todos os ingredientes num tachinho e vá mexendo em lume brando quando começar a engrossar retire do lume e continue a mexer, reserve o creme numa tigela.
Deixe o bolo arrefecer e abra o bolo ao meio, recheie com o creme já arrefecido, por cima espalhe algumas missangas de chocolate e coloque a outra metade do bolo por cima.
Espalhe pelo bolo todo uma camada fina de natas com a ajuda de um salazar, em seguida com um saco de pasteleiro e bico estrela faça este género de biquinhos (não se preocupe se não ficarem muito perfeitos, as missangas por cima disfarçam um pouco :p ), em volta do bolo e por cima decore com missangas de chocolate.
Se quiser dar um toque mais refinado ao bolo pode usar uma fita de qualquer cor e por em volta do bolo, as bandeirolas fui que fiz, tinha este papel muito bonito quietinho e decidi usar neste bolinho, basta cortar uma tira comprida, dobrar a meio e cortar nas pontas de modo a criar um triângulo, põe-se cola ( não muita) e um palito na dobragem do meio, fecha-se e pressiona-se um pouco, muito fácil e giro (:

Eis que surgiu um Bolo !




Desafio Receita <3

4 comentários:

  1. Esse bolo ficou maravilhoso! O sr. de certeza adorou.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  2. Imagino como o Sr. aniversariante devia de ter ficado feliz e gulosos com este bolo maravilhosos,e bem docinho...assim como todas as pessoas idosas gostam dos bolos!
    Parabéns Lia está muito lindo e sais-te perfeitamente bem!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D
      Foi o primeiro bolo que fiz com uso de saco de pasteleiro, estava com medo, mas até calhou bem (:

      Beijinho

      Eliminar