quinta-feira, 16 de maio de 2013

Um Novo Desafio (:


Boa tarde a todos (:
Alguém conhece pessoas idosas ou com alguma incapacidade fisica que precise/gostasse de ter em sua casa todos os dias da semana refeições completas de almoço e jantar através de uma empresa de entrega ao domicílio na zona de Gaia a Espinho?

Agradecia imenso ter respostas vossas! :D


Obrigada 

terça-feira, 14 de maio de 2013

Uma Tarte de Maçã e um Pedido de Desculpas (:

Começo então pelo pedido de desculpas, sei que desapareci pelo que me pareceu uma eternidade! Estou cheia de saudades de ir visitar os vossos blogs e deliciar-me com as vossas aventuras e claro já tinha saudades de usar o teclado do meu computador com tanta convicção e até uma certa "fome" de palavras que me relembrassem que estava no meu habitat natural (: Sinto saudades de partilhar os meus desafios e acreditem têm sido bastantes e de natureza variada não só relativos à cozinha, mas aqui estou eu pronta para tudo e para recomeçar a minha jornada!
Sei que no facebook fiz um post de duas fotografias uma de uma tarte de pêssego e outra de maçã, mas só irei fazer o post da receita da tarte de maçã pois a pêssego foi o desastre e até aperfeiçoar a receita achei por bem vos livrar da desgraça iminente que seria eheh

Cá vai...

Ingredientes
2 Maçãs verdes descascadas
Massa folhada de compra
Açúcar demerara

Creme de Pasteleiro
1 ovo
2 gemas
250ml de leite
40g de farinha
75g de açucar
1 c. de chá de canela

*Começamos pelo creme de pasteleiro, levamos 200ml de leite a ferver e juntamos os ingredientes ao restante leite e misturamos bem, quando os 200ml de leite estiverem a ferver despejamos o restante leite misturado com os ingredientes e mexemos muito bem  até ficar espesso, retira-se imediatamente do lume e mexe-se mais um pouco.
Em seguida cortamos as maçãs em gomos de meias luas, estendemos a massa folhada num tabuleiro com as bordas dobradas e espalhamos o creme pasteleiro dispomos as maçãs por cima e polvilhámos com açúcar demerara.
Levamos ao forno a 170º por 20/30min ou até a massa estar dourada e devidamente cozida.



Bom Desafio e Bom Apetite (:

quinta-feira, 2 de maio de 2013

24 anos e um Bolo de Encantar (:

Peço IMESAS desculpas pelo post tardio! Mas acreditem tem sido complicadissímo passar por aqui para vos visistar e também para partilhar os meu desafios, apesar de tudo e todos cá estou eu, mais um dia lindo de sol onde pude desfrutar de um sumo de acerola (não sei se conhecem) que é fantástico e faz super bem, na companhia de pessoas que me fazem bem à alma (: e o melhor de tudo foi ter tido o tempinho para passar por aqui e estar com vocês!
Bem, o R fez anos no passado dia 27 e se eu faço sempre os bolos para os aniversários das minhas amigas e familía também tinha de fazer para a minha cara metade :D

Ele adora o Bolo húmido de cenoura e também adora prófiteroles, bem este foi o resultado !

Bolo de Cenoura


Igredientes
4 cenouras
1 pau de canela
2 dl de óleo
3 ovos
300gr de açúcar
250gr de farinha
1 colher de chá de fermento
Sumo de 1 laranja Grande


* Comecei por cozer as cenouras com o pau de canela (e digo-vos a cozinha fica com um cheirinho divinal, só por isso já vale a pena), mal estas cozeram retirei-as da água, triturei-as até ficarem reduzidas a um puré laranja vibrante, lindo! Em seguida numa taça juntei os ovos o açúcar o óleo e a cenoura e bati tudo com uma colher de varas, depois de bem misturado junta-se a farinha aos poucos e bate-se ao mesmo tempo, no fim de estar tudo incorporado e juntei o sumo da laranja e dei umas última mexidelas apenas para incorporar.
Unte a forma com manteiga e farinha e leve o bolo ao forno pré-aquecido a 170º durante 45min +/-, vá verificando com um palito.

P.S. Fiz a receita a dobrar e fiz dois bolos, um dos bolos recortei a volta para ficar mais pequeno e quando estivesse por cima do outro bolo houvesse espaço para colocar alguns profiteroles à volta.

Profiteroles
5dl de água
150g de margarina
1 casca de limão
1 pitada de sal
240g de farinha
6 ovos

*Deite num tacho com fundo espesso a água com a margarina, a casca de limão e o sal.Leve ao lume e quando a água ferver adicione a farinha de uma só vez. Retire do lume e bata bem. Leve novamente ao lume para secar a massa, mexendo sempre até formar uma bola que se separe das paredes do tacho.Retire do calor e deixe arrefecer um pouco. Deite agora os ovos, um de cada vez batendo bem (de preferência usando uma batedeira, pois é uma tarefa um bocadinho difícil, principalmente de o fizermos à mão). O ovo seguinte só deverá ser adicionado depois do anterior ter sido totalmente absorvido.
Continue a bater até a massa obter brilho. Sobre um tabuleiro untado e com um saco de pasteleiro disponha a massa em montinhos. (Eu uso uma colher de chá em vez do saco de pasteleiro)Leve a cozer em forno quente 10 minutos e depois reduza o calor para médio e deixe a massa secar com a porta do forno entreaberta. A massa estará cozida quando deixando cair um bolinho este faça um som seco. Deixe arrefecer.

(Eu usei saco de pasteleiro com o bico estrela (:)


Creme de Pasteleiro
1 0v0
2 gemas
250 ml de leite
40g de farinha
75g de açúcar

*Misturar todos os ingredientes e levar ao lume , quando começar a ficar espesso retire do lume e continue  a mexer. Deixe arrefecer.

Calda de Chocolate p/bolo e profiteroles
2 barras de chocolate de culinária 
2 pacotes de natas

*Derreta o chocolate em banho maria e junte-lhe as natas para ficar ainda mais cremoso, mexa até ficar tudo bem incorporado.

NOTA:
Comecei por fazer os bolos de cenoura, depois de feitos passei para os profiteroles, em seguida o creme de pasteleiro, a calda do chocolate (que aviso já que aquela quantidade é mais que suficiente para cobrir os bolos e os profiteroles na perfeição) e por fim triturei as nozes para polvilhar sobre os profiteroles.



É um bolo que nos comsome um pouco o dia, mas com vontade e alegria tudo se faz sem problemas (:






Bom Desafio, Bom Apetite (: